Pular para o conteúdo principal

Fake News, Black Mirror e as Mídias Tradicionais


Não há dia melhor para falar em fake news do que o fim do dia das eleições. Acordei hoje em torno das 10h, fiquei me enrolando na cama e fui dar uma olhada no facebook. Muitas postagens compartilhadas sobre fraudes nas urnas, digitar o primeiro número e encerrar a votação, outra onde você digitava o primeiro número e já aparecia a foto do candidato, antes mesmo de digitar o segundo número. Mulher esquerdista que sujou a urna com sangue e pessoa direitista que digitou o número do candidato com o cano da arma.

Não estou dizendo que todas essas notícias sejam verdadeiras, nem que todas sejam falsas, elas apenas foram compartilhadas numa rede social, e acredito que muitos desses compartilhamentos tenham sido no "automático", leram o título sensacionalista e sequer leram/assistiram ao conteúdo da notícia. Isso me fez pensar na minha tese de monografia no curso de Relações Públicas, lá eu fiz um comparativo entre mídias tradicionais e novas mídias. Naquela época o facebook ainda usava fraldas e o orkut já havia perdido sua graça. Youtube ainda não tinha anúncio antes dos videos e a TV digital estava bem no comecinho também.

Em minha tese eu alegava que as novas mídias ocupariam o lugar das tradicionais (em especial os jornais). Mas teve um fator que eu, em minha ingenuidade, desconsiderei: a confiabilidade. Quando falo em confiabilidade, não estou dizendo que jornais sejam 100% fidedignos ou estejam isentos de "mudanças" aqui ou acolá, para agradar seus editores. Obviamente o leitor de uma Carta Capital irá dizer que a Folha de São Paulo é comprada, e vice versa. O fake news não é mérito da atualidade, mas a confiabilidade a que me refiro é aquela do "se eu não vi na TV então não existe".

Mesmo sabendo que notícias são manipuladas de acordo com o interesse de uma determinada classe, tendemos a acreditar naquilo que é tátil. A notícia que tem a cara do William Bonner, a vinheta do Plantão da Globo, o locutor da CBN trazem a carga de "essa notícia é verdadeira". Podemos ver esse "apego" às mídias tradicionais na série Black Mirror 1x01, no episódio chamado "National Anthem" (Não é exatamente um spoiler, pois não conto muito sobre a narrativa do episódio, mas caso não queira saber sobre o que se trata, sugiro que pule o próximo parágrafo).

Na série a princesa de Gales é sequestrada, o primeiro ministro recebe um vídeo da princesa lendo a mensagem de resgate, e a condição para que ela seja libertada é ele fazer sexo com uma porca. Esse vídeo foi postado no youtube e já contava com milhares de visualizações. Porém, os canais locais demoraram a noticiar este fato, o que fez com que as pessoas duvidassem do sequestro ocorrido com a princesa. Assim que as redes de TV começaram a noticiar o sequestro e a veracidade do vídeo, obviamente o caso entrou para a opinião pública e começou a ser o único tema nas rodas de bar.



Eu mesma tenho uma certa dificuldade em acreditar naquilo que vejo na internet, mesmo sendo um vídeo. Ainda preciso do respaldo das mídias tradicionais para acrescentar uma veracidade naquilo que é noticiado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não viva no passado

Há alguns anos terminei um relacionamento. Não era um relacionamento ruim, mas ele nitidamente ainda estava envolvido com a ex dele, não tendo espaço para mim (e nenhuma outra mulher) em seu coração. Anos se passaram, me tornei mãe, muitas coisas aconteceram e o reencontrei, ainda solteiro. Demos uma chance ao acaso e retomamos a relação de onde havíamos parado. Eu não era mais a mesma mulher de antes, já tinha uma filha de 1 ano e pouco, coração partido pelo fim abrupto de um outro relacionamento, mãe doente ... Enfim, acontecimentos da vida. Mas ele, ele ainda vivia a relação terminada com a outra mulher, que o namorou antes de mim. Nada mudou, a energia permanecia estagnada e obviamente não deu certo novamente. Dia desses, vendo os perfis recomendados pelo Instagram, encontrei o perfil dele. Como boa pessoa curiosa que sou, obviamente dei aquela stalkeada básica. Poucas fotos: cafés, almoços, família, parques, bichos e .... a ex! Sim, ele tinha uma foto antiga da ex del

Se eu pudesse dar um conselho

Hoje no trabalho um colega disse que está ansioso para ser pai. Ele e a esposa vêm tentando há algum tempo sem sucesso. Eu me atrevi a meter meu nariz onde não havia sido chamada, mas sinceramente, gostaria MUITO que tivessem falado isso para mim antes de eu ter engravidado: "se eu pudesse dar um conselho: antes de ter filhos, fique fitness e vá viajar". O "ficar fitness" não no sentido de ser um escravo da academia e da beleza, mas ter hábitos saudáveis, uma rotina legal porque depois, sinceramente, é muito difícil!!! Conciliar tempo entre emprego, escola da filha, lição de casa, compras de mercado, perrengues em geral que vão pipocando ao longo do dia, e ir para academia é cansativo demais. "Ahhhhhhh Lú, isso é desculpa de preguiçoso, acorde mais cedo, durma mais cedo, organize-se .... " Sim, realmente acredito que quando temos um objetivo na vida, simplesmente focamos naquilo e corremos atrás. Quando temos prioridades, todo o resto é desculpa d